Os principais desafios de se empreender no Brasil

Os principais desafios de se empreender no Brasil

Muitos profissionais sonham em abrir seu próprio negócio e conquistar a sua independência financeira. Entretanto, o empreendedorismo não é tão simples como apresentado na televisão. Os desafios de se empreender no Brasil são vários e exigem um comportamento bastante disciplinado.

Muitos são os desafios que surgem durante a trajetória em transformar uma ideia em um negócio lucrativo.

Se você, nosso leitor, deseja empreender e tirar seu sonho do papel, é preciso estar pronto para os momentos de adversidades.

Acompanhe a seguir quais são os principais desafios de se empreender no Brasil ao começar um novo negócio.

Cobrança de altas cargas tributárias

Uma das principais queixas apresentadas pelos empreendedores está relacionada à complexidade do sistema tributário e todas as burocracias envolvidas.

Desse modo, uma simples atividade, como pagar uma conta, se torna complicada, principalmente devido à existência de impostos e tributos.

Na qual, em muitas das vezes, o próprio empresário não entende o porquê de estar pagando esse valor ou não possui conhecimento de toda documentação relacionada.

Isso acontece, principalmente, em empresas de pequeno porte, que não possuem profissionais contratados para cuidar especificamente desses assuntos. No entanto, a empresa pode estar correndo um alto risco.

Dessa forma, o mais indicado é terceirizar os serviços especializados como, por exemplo, a contabilidade. Assim será possível receber apoio e entender as diferentes cobranças de alíquotas e tributações.

Aproveite para ler também: BPO Financeiro – Como a terceirização pode ajudar sua empresa?

Processo de abertura

Atualmente, nosso país é o sexto colocado na lista de países mais burocráticos do mundo.

Desse modo, para abrir uma empresa, é preciso cerca de 152 dias para a tramitação de documentos, registros, formulários e etc.

Quando comparado aos outros países como a Austrália, onde uma pessoa consegue formalizar todo o processo de abertura de empresa em até dois dias, podemos compreender o quão burocrático é o nosso país.

Hoje, somam ao todo 17 procedimentos que devem ser realizados durante o processo de abertura de uma empresa, tendo que cumprir, obrigatoriamente, cada uma dessas etapas.

Formalização da empresa

Desempenhar todas as funções de um empreendimento é basicamente impossível somente por uma pessoa.

Dessa maneira, é preciso encontrar outras pessoas que possam desempenhar tarefas. Porém, realizar a contratação de funcionários é um dos principais desafios de se empreender no Brasil.

Para fazer a contratação de um colaborador, é preciso formalizar sua carteira de trabalho, o que inclui o pagamento de mais taxas.

Desse modo, mais valores pagos são somados aos impostos que deverão ser recolhidos mensalmente pela empresa

Além disso, calcula-se que cerca de 103% da receita de uma empresa está destinada aos pagamentos dos salários brutos.

Gestão financeira

Outro dos principais desafios de se empreender no Brasil é gerir corretamente o setor financeiro.

Tanto para os pequenos e médios empreendedores como também para os grandes, todos possuem esse ponto em comum, especialmente em períodos como o que vivenciamos atualmente.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Endeavor, 48% dos empresários possuem custos em sua empresa superiores a valor de sua receita, fator este que explica o aumento da inflação.

Tire todas as suas dúvidas lendo nosso artigo: Benefícios do BPO Financeiro para sua empresa.

Formação de lideranças

Realizar uma boa gestão de pessoas também está entre os principais desafios de se empreender no Brasil, principalmente, porque em muitas das ocasiões, pequenas e médias empresas não possuem um setor responsável por sua realização.

É fundamental que as formações de lideranças sejam feitas dentro das empresas, devido ao seu alto impacto no mercado.

Contudo, em muitas vezes, essa formação é tida como uma das últimas prioridades.

Desse modo, para formar um bom time de colaboradores que possa liderar de forma nata, é preciso investir na capacitação de profissionais e mantê-los sempre incentivados.

No intuito de concluir, os desafios encontrados ao empreender em nosso país podem ser inúmeros, mas superá-los é fundamental para o crescimento de qualquer empresa.

Quer saber mais como empreender de forma correta e fazer uma gestão eficiente de seu negócio? Acesse nosso site e venha conhecer um pouco mais de nossos serviços!

Nós, da Rhodes Gestão Financeira, gerenciamos diariamente o financeiro dos nossos clientes, desde o acompanhamento de contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros. Tudo isso de forma prática e eficiente.

Acesse nosso blog e confira todos os nossos conteúdos exclusivos feitos exatamente para você, nosso leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *