O crescimento saudável da empresa é o projeto de quaisquer empreendedores, entretanto, para alcançar esse objetivo, os empreendedores precisam encontrar primeiro qual o ponto de equilíbrio financeiro ideal para o empreendimento.
Assim, o empreendedor consegue encontrar qual o valor mínimo que a empresa deve comercializar para não ter prejuízos.
O que é ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio de uma empresa é o momento em que a receita total adquirida no mês é igual a soma dos custos e despesas da manutenção da empresa.
Esse ponto é importante pois determina o quanto precisa ser vendido. Como resultado a empresa consegue se manter sem ter prejuízos.
Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico
Existem três tipos de ponto de equilíbrio que podem ser levados em conta na hora de fazer o planejamento e cálculo da empresa.
Ponto de equilíbrio Contábil
O ponto de equilíbrio contábil consiste na divisão de custos e despesas fixas pela margem de contribuição feita pela empresa. Como resultado dessa equação é a receita necessária para o equilíbrio da empresa.
Ponto de equilíbrio Financeiro
Já no ponto de equilíbrio financeiro, para o cálculo dessa receita são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos da empresa. Ou seja, despesas não reembolsáveis.
Ponto de equilíbrio Econômico
No ponto de equilíbrio econômico, o empreendedor inclui no cálculo o valor que o investimento renderia caso estivesse parado no mercado financeiro.
Por exemplo: Se o valor do investimento na empresa, fosse aplicado e rendesse uma média de 20% ao mês. Nesse caso, só é considerado como um ponto de equilíbrio quando a receita for igual a soma de todas as despesas mais os 20%, que é o valor que o investimento renderia em outra aplicação.
Como calcular o ponto de equilíbrio
Para fazer o cálculo do ponto de equilíbrio, é importante levar em conta fatores como por exemplo:
Despesas fixas
As despesas fixas são os custos necessários para manter a empresa em total operação, seja qual for sua operação. Ou seja, nesse tópico é importante levar em conta os custos fixos como:
- Aluguel;
- Contas (Água, Luz, Internet, Materiais de Escritório, Higiene, etc.);
- Salário dos Funcionários, etc.
Despesas variáveis
As Despesas variáveis são os gastos que uma empresa emprega no momento da venda de um produto ou serviço e que são diretamente ligados a ela, como por exemplo, os impostos e comissões.
Margem de contribuição
Já a margem de contribuição é o ganho bruto obtido nas vendas. É a receita obtida com as vendas dos produtos e serviços menos os valores utilizados para pagar os custos fixos. Como por exemplo, o pagamento dos custos e despesas variáveis como impostos, fornecedores, salários de funcionários, matérias-primas, etc.
A fórmula
Para cada tipo de ponto de equilíbrio, existe uma fórmula específica para se fazer o cálculo.
Ponto de equilíbrio Contábil
O ponto de equilíbrio contábil é o mais comum de ser utilizado e a formula é bem simples:
Despesas Fixas / Margem de Contribuição = Ponto de Equilíbrio
Ponto de equilíbrio Financeiro
No ponto de equilíbrio financeiro, é importante considerar a depreciação dos ativos. Por exemplo, se um produto custava R$100,00 e passa a custar R$80,00, os R$20,00 perdidos entram na soma da depreciação.
Ponto de equilíbrio Econômico
Já no ponto de equilíbrio econômico, é acrescido na fórmula o percentual de oportunidade, conforme explicado anteriormente.
Conte com uma contabilidade
Fazer o cálculo do ponto de equilíbrio pode ser complexo, principalmente quando o empreendedor não está acostumado a lidar com esses termos. Entretanto, conhecer esses valores é de fundamental importância para a saúde financeira do empreendimento.
Portanto, conte sempre com uma contabilidade especializada como parceira para realizar os cálculo e acompanhar o dia a dia contábil da sua empresa.
Aqui na Rhodes Gestão Financeira, nós terceirizamos todos os processos para garantir ao empreendedor maior comodidade e assertividade nos negócios. Nossa maior missão é facilitar a gestão financeira das empresas, com agilidade, excelência e confiança nas informações, com foco no crescimento e tomada de decisões.