Devido a transformação digital, uma enorme quantidade de serviços e atividades empresariais passaram por reformulações, passando a serem otimizadas por meio de processos digitais.
No entanto, a crescente utilização dos serviços digitais passou a ser alvo de ações de cunho maliciosos, surgindo assim a necessidade de ferramentas que solucionassem tal problema. Deste modo, foi criado o certificado digital.
A certificação digital é hoje considerada uma importante ferramenta que auxilia as empresas na segurança e confiabilidade de suas informações e dados.
No entanto, muitos empreendedores possuem dúvidas sobre esta tecnologia. Se você faz parte deste time, não se preocupe, nós iremos te ajudar.
Confira nosso artigo a seguir e compreenda o que é a certificação digital e qual a sua importância para uma microempresa.
Certificado digital: o que é?
Antes de explorarmos todos os benefícios da certificação digital para micro e pequenas empresas, precisamos explicarmos ao leitor, afinal, o que é?
Deste modo, compreende-se como certificado digital um modelo de documento eletrônico que identifica o seu portador por meio de dados cadastrais, podendo ele ser uma pessoa física ou jurídica.
Em resumo, o certificado digital é como uma assinatura digital que possui validade jurídica, garantindo assim a segurança e proteção durante transações eletrônicas.
Sendo assim, este modelo de certificação é uma excelente alternativa, que contribui na identificação de ambas as partes envolvidas durante as transações empresariais online.
Aprenda mais lendo: MEI, Empresário Individual, EIRELI e LTDA: entenda as principais diferenças
Como funciona o certificado digital?
Todo o processo de segurança permitido pelo certificado digital faz parte de sua complexa tecnologia. Isso porque é composta por duas chaves de criptografia, sendo uma pública e uma digital.
Ambas as chaves são geradas de forma automática e aleatória. Por este motivo, se torna praticamente impossível copilá-las.
Ou seja, elas atuam em conjunto, de modo que cada microempresa possui uma chave única e privada, que deve ser armazenada em um local seguro. Enquanto isso, a chave pública assegura a assertividade das informações durante a assinatura.
Diante disso, existem diversas maneiras seguras e privadas de guardar um certificado digital.
Assim, é possível utilizar dispositivos eletrônicos como token e smart card. Além disso, também é possível armazenar a chave em nuvem, permitindo assim o seu acesso de forma remota.
Outra forma de invalidar a chave da certificação digital para microempresas é digitando de forma errada consecutivamente. Portanto, atenção a todos os momentos que for utilizá-la.
Quais são os tipos?
Existem diversos tipos de certificação digital. Dentre os mais comuns, estão o A1 e o A3.
Deste modo, o primeiro modelo é também o mais comum, isso porque ele possui a validade de um ano. Enquanto o segundo possui uma validade mais extensa, de três anos.
Isso porque, para uma maior segurança, quando perdido ou roubado, a sua validade irá expirar de forma automática, imediatamente após a solicitação de uma autoridade certificadora.
Quais são os principais usos de um certificado digital para micro e pequenas empresas?
A certificação digital tem estado presente cada dia mais no mercado de trabalho. Isso porque ele fornece diversos soluções para os empreendimentos.
Veja a seguir quais são:
- Assinar documentos/contratos digitalmente;
- Fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Proporciona maior agilidade para o setor de transportes;
- Assinatura de documentos na área da saúde;
- Promove maior segurança para escritórios jurídicos;
- Faz a substituição do CPF e CNPJ;
- Dentre outros.
Continue lendo e aprenda também: O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?
Qual a aplicação da certificação digital?
Hoje, a certificação digital é uma tendência crescente. Isso porque, além das micro e pequenas empresas, órgão privados e repartições públicas são exemplo de setores que têm adotado este modelo de tecnologia.
Fato que possibilita a autenticação de suas informações por meio da certificação digital.
Portanto, é possível afirmar que a tecnologia vem permitindo o aumento da confiabilidade e autenticidade durante as transações online.
Mas afinal, por que uma microempresa precisa da certificação digital? Claro que não poderíamos concluir este conteúdo, sem abordamos, este que talvez possa ser o ponto chave de nosso pensamento.
Apesar de muitos empresários desconhecem a sua importância, hoje, ela tem sido uma das principais ferramentas na emissão de notas fiscais eletrônicas, NF-e.
Isso porque, para que o empreendedor possa fazer a emissão de um documento fiscal, é preciso estar de acordo com as exigências governamentais e o certificado digital é uma delas.
A título de concluir, apresentamos ao longo deste conteúdo algumas das principais informações pertinentes ao leitor.
Isso porque a certificação digital pode promover uma série de benefícios, principalmente para as micro e pequenas empresas optantes do regime Simples Nacional.
Dito isso, aproveite o momento para continuar aprendendo e explorando mais conteúdos em nosso blog. Aproveite também para curtir as nossas redes sociais também e compartilhar o nosso conteúdo!