diferença-entre-faturamento- lucro

Prestação de Serviços: a importância da gestão financeira para o crescimento empresarial

A gestão financeira é composta por um conjunto de procedimentos e estratégias administrativas que, quando aliadas a uma análise completa da estrutura empresarial, permite obter um controle de todas as atividades financeiras de uma empresa. 

Uma vez que os profissionais que atuam com a prestação de serviços possuem uma dinâmica diferente de atuação no mercado,  sendo preciso se manter atento à sua gestão das finanças

Isso porque trata-se de uma atividade econômica baseada em serviços, sem comercialização de produtos. 

Deste modo, a prestação de serviços requer um pouco mais atenção em seus processos de precificação e vendas visando a obtenção de uma boa margem de lucro. 

Continue a leitura e compreenda a importância da gestão financeira para o setor de prestação de serviços.

Leia também sobre: Controle do fluxo de caixa para empresas de serviços: Conheça a importância e dicas para estruturar corretamente.

 A importância da gestão financeira para o crescimento empresarial

A realização da gestão financeira contempla diversas ações, como a elaboração de um planejamento, análises e controle das atividades financeiras. 

O principal objetivo dessas ações é garantir o controle do fluxo de caixa a fim de contribuir para que a empresa possa honrar com os seus compromissos e ter uma boa reserva para investimentos. 

Deste modo, a gestão financeira para prestadores de serviços precisa ser adaptada, permitindo que este modelo de negócio possa conquistar uma maior estabilidade financeira. 

Isso porque, o foco de uma empresa prestadora de serviços não está na comercialização de produtos, mas sim na entrega de soluções para os problemas de seus clientes. 

Os benefícios da gestão financeira para a prestação de serviços

Os principais benefícios da gestão financeira atuando no setor de prestação de serviços são: 

  • Identificar gargalos e desafios futuros;
  • Analisar o desempenho financeiro da empresa;
  • Avaliar desvios dos indicadores financeiros, a fim de comprar o que estava previsto com o que foi realizado;
  • Implementar medidas corretivas;
  • Auxiliar o negócio a crescer;
  • Implementar medidas corretivas;
  • Controlar o pagamento e o recebimento de contas.

Deste modo, a gestão financeira é uma ferramenta indispensável para todo modelo de negócio. Já no caso das empresas prestadoras de serviço, esta é uma ação fundamental para que uma empresa obtenha sucesso no mercado.

Dicas para obter uma gestão financeira eficiente

A seguir, iremos compartilhar algumas dicas que podem tornar mais eficiente a gestão financeira que realiza a prestação de serviços. Confira!

Esteja atento aos custos

O primeiro passo que todo empreendedor precisa estar atento é: os custos da sua empresa. Deste modo, eles podem ser compreendidos como custos fixos, custos variáveis e custos atrelados aos serviços.

Custos Fixos

São os custos envolvidos no funcionamento de uma empresa e que estão diretamente relacionados à prestação de serviços, como pagamento de aluguel, salário de funcionários, internet e etc.

Custos variáveis

São todos os valores que aumentam ou diminuem, conforme os serviços são prestados. São exemplos de custos variáveis a manutenção de equipamentos, pagamento de fornecedores, impostos, multas e etc. 

Custo de serviços

Por sua vez, este são os custos específicos para a realização da atividade de prestação de serviços. Como no caso de transporte de colaboradores, horas trabalhadas externas, matérias e etc. 

Invista na redução de custos

A melhor estratégia para uma empresa é aquela que aumenta a sua margem de lucro. Assim, os empresários que atuam como prestadores de serviços precisam promover uma análise completa de suas operações. 

A fim de identificar quais processo podem ser otimizados e quais podem ser eliminados. 

Diante disso, adotar estratégias que levam ao consumo consciente, auxilia uma empresa a evitar desperdícios com os custos variáveis. 

 

Precifique de forma correta

Precificar os serviços é uma atividade bastante complexa, principalmente para as empresas prestadoras de serviços. Portanto, é preciso saber identificar o custo total envolvido em seus serviços.

Deste modo, é importante considerar:

  • Custos totais; 
  • Produtividade;
  • Equipe necessária;
  • Estrutura;
  • Mão de obra direta;
  • Encargos sociais;
  • Despesas operacionais;
  • Materiais de consumo;
  • Investimentos.

Além disso, também é preciso saber pesquisar o preço praticado pelos seus concorrentes. Assim, é possível entender se o preço de seus serviços está acima do encontrado no mercado ou abaixo. 

Calcule o capital de giro

Compreende-se como o capital de giro, todo o dinheiro usado para manter as atividades de um negócio. Deste modo, para calculá-lo será preciso compreender:

  • Ativos circulantes: contas a receber, resgates, adiantamentos e mais;
  • Passivos circulantes: folha de pagamento, contas a pagar e impostos.

Posteriormente a isso, faça o seguinte cálculo para a apuração do seu resultado:

Ativos circulantes ( – ) Passivos circulantes. 

Como o leitor pôde perceber, ao longo de nosso conteúdo abordamos uma série de informações na qual é preciso que um empreendedor do setor de prestação de serviços se atente. 

Após tomar todos os cuidados, os empresários  prestadores de serviços estarão preparados para obterem um maior sucesso no mercado.  Comente a seguir quais dicas você vem utilizando em seu negócio.

Quer aprender mais sobre gestão financeira? Conte o apoio de uma contabilidade! Neste momento, saiba que você pode contar com os serviços da Rhodes Gestão Financeira

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como a nossa equipe de especialistas pode ajudar você e o seu negócio.

Leia também sobre: BPO Financeiro para Prestadores de Serviços em Brasília: Conheça os benefícios Rhodes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *