sociedade-ou-uma-empresa-individual

Quero abrir uma empresa: Sociedade ou empresa individual?

Ao abrir uma empresa, inúmeras decisões precisam ser tomadas. Entre elas, é preciso decidir entre ter uma sociedade ou uma empresa individual. 

Sendo assim, ao montar um negócio, é fundamental que o empreendedor possa decidir com mais segurança como o processo de abertura será feito bem como a sua administração. 

Para que isso ocorra, é preciso compreender quais são os benefícios e características de cada modelo de empresa.

Diante de tais dúvidas, preparamos este artigo no intuito de ajudar nosso leitor a identificar qual o melhor tipo de empresa, sociedade ou empresa individual para seu negócio. Acompanhe!

Sociedade ou empresa individual: entendendo os tipos de empresa

Todo empreendedor, ao abrir seu próprio negócio, se depara com inúmeras possibilidades.

Dentre elas, estão os variados tipos de empresa disponíveis para o processo de abertura e gestão de seu próprio negócio. Por isso, a realização de tal escolha precisa ser feita após total compreensão sobre assunto, bem como suas possibilidades.

Sendo assim, umas das decisões a serem tomadas pelo empresário está relacionada a sua escolha de ter sócios ou não ao abrir a sua empresa.

Portanto, para que seja possível montar seu próprio empreendimento no mercado, o profissional precisará escolher entre ter o apoio de um sócio ou empreender de forma individual.

Sociedade Limitada (LTDA)

Ao optar por abrir uma empresa na presença de um ou mais sócios, se torna possível escolher o tipo de empresa Sociedade Limitada.

Ou seja, uma sociedade empresarial de participação coletiva. Que pode ocorrer quando dois ou mais empresários se unem.

Desse modo, todas as ações relacionadas ao processo de abertura, administração e gestão são tomadas em conjunto, considerando a participação de cada membro dessa sociedade.

Este é um dos modelos de empresa mais conhecidos em nossos país e também um dos mais adotados. Veja a seguir quais são as suas vantagens:

  • A atuação dos sócios ocorre de forma integrada;
  • Remuneração equivale ao investimento feito por cada um;
  • Preserva-se a autonomia da empresa de acordo com o valor investido;
  • Em casos de prejuízos financeiros, o foco é preservar o negócio;
  • Existe a possibilidade de exclusão ou adição de algum sócio, que pode ser feito a qualquer momento.

Leia mais sobre: Reestruturação financeira: como planejar as finanças em situações adversas

Empresário Individual (EI)

Compreende-se como Empresário Individual o modelo de empresa no qual o seu processo de abertura ocorre na presença de um único empreendedor. 

Sendo assim, algumas particularidades deste modelo determinam qual será o papel de empresário diante do mercado.

Tendo como suas principais características em referência ao patrimonial pessoal e empresarial, que acaba sendo confundido ao abrir um negócio.

Diante disso, caso a empresa venha ter prejuízos financeiros, o patrimônio pessoal poderá ser utilizado, a fim de quitar todas as dívidas contraídas e demais despesas.

Além disso, outro ponto de atenção que todo empresário que pretende escolher se tornar um Empresário Individual precisa saber é que este modelo de empresa não pode ser transferido para outro titular, mesmo em caso de falência ou autorização judicial.

Agora, veja a seguir quais são as principais vantagens deste modelo: 

  • Não existe capital social mínimo;
  • É possível se enquadrar no Simples Nacional;
  • Não existe limite na contratação de funcionários.

Aprenda conosco, também: Abra um E-commerce: Continue vendendo mesmo sem loja física

Entre sociedade ou empresa individual, qual optar?

Como foi possível perceber, todo empresário poderá optar tanto por abrir uma empresa em forma de uma sociedade ou uma empresa individual. No entanto, a tomada desta decisão é de extrema importância. 

Sendo assim, para que sua escolha possa ser a mais assertiva e segura possível, é de fundamental importância que o empresário busque criar um plano de negócios, traçando quais são suas metas e objetivos de curto e longo prazo. 

A elaboração deste documento colabora para sua empresa possa alcançar o sucesso desejado no mercado. 

Agora que o leitor já sabe quais as principais diferenças entre uma sociedade ou uma empresa individual, que tal continuar acessando nosso blog e conferir outras leituras incríveis, como: Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas.

Acompanhe também a gente em nossas redes sociais. Tem sempre um conteúdo novo sendo postado por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *