Abrir uma empresa é sempre um desafio. Isso porque, é preciso que o novo empresário esteja atento a todos os aspectos de sua organização operacional como, por exemplo, o seu controle financeiro.
Desta forma, é comum encontrarmos empreendedores que assumem diversos papéis dentro de seu negócio, seja no setor de produção, vendas, administrativo, gestão de pessoas e marketing.
Contudo, acabam não focando na gestão financeira e a falta de controle neste setor, pode ser fatal para o desenvolvimento de uma organização no mercado.
Diante disso, preparamos para o leitor um passo a passo de como fazer o controle financeiro de uma empresa. Leia com atenção e tire suas dúvidas.
A Importância dos primeiros passos para o controle financeiro
De acordo com as pesquisas de mortalidade de empresas, em média 2.000 negócios são fechados todos os dias.
Dentre os motivos de causa, cerca de 60% estão relacionados de forma direta ou indireta à falta de uma gestão financeira eficiente.
Logo, é preciso que um empresário se atente não somente nos primeiros anos de sua empresa no mercado, como também em todo o seu período de desenvolvimento, se está obtendo lucro ou não.
Além disso, quão grave quanto a falta de lucratividade é a inexistência do controle de caixa. Por incrível que pareça, um dos maiores motivos de falência de empresas não é a falta de lucro, mas sim por não terem caixa.
Sendo assim, evite negligenciar a gestão financeira de seu negócio. Continue fazendo a leitura do nosso conteúdo para aprender os primeiros passos para o controle financeiro da sua empresa.
1. Abra uma conta corrente da empresa
Entre as principais dicas para o controle financeiro compartilhadas com nossos clientes, sempre reforçamos a importância da separação das finanças pessoais das finanças da empresa.
Isto porque, além de ser um passo realmente importante para a compreensão do fluxo de caixa, ter apenas uma conta para uso da empresa e uso pessoal pode se tornar um fator complicador legal e tributário.
Deste modo, a melhor forma de se evitar isso é abrindo uma conta bancária como pessoa jurídica.
Desta forma, poderá concentrar todos os recebimentos e pagamentos da empresa em uma conta corrente, além de possibilitar que o seu contador possa fazer o registro corretamente de seus recursos.
Aprenda mais lendo sobre: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular
2. Separe e controle todos os custos e despesas
Antes de abrir uma empresa, certamente o empresário colocou no papel diversas despesas, a fim de validar se seu projeto seria lucrativo ou não.
Sendo assim, é de fundamental importância que o empresário desenvolva um plano de negócio. Desta forma, ao longo de seu desenvolvimento no mercado, se torna possível comprovar se o seu negócio está sendo lucrativo como planejado, ou se está faltando caixa.
Uma das melhores formas de fazer isso é analisando os registros de entrada e saídas de seu fluxo de caixa.
Ao fazer isso, você, empresário, estará dando um grande passo para compreender o cenário e fazer o controle financeiro de sua empresa de maneira mais eficaz.
3. Organize os documentos de forma eletrônica
Hoje, toda a gestão de documentos pode ser feita de forma eletrônica, sem que seja preciso recorrer ao uso de pastas de arquivos, gavetas ou até mesmo ter uma sala em sua empresa dedicada exclusivamente para o armazenamento de documentos.
Com a transformação digital e a criação de ferramentas, é possível enviar todos os documentos das operações de sua empresa para o contador com um único clique.
Desta forma, é possível contar com apoio de uma ferramenta de controle financeiro, que em meio às suas diversas funções triviais, faça o armazenamento de documentos de suporte.
Aprenda mais lendo Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa
4. Adote uma ferramenta de cobrança
Entre os passos para o controle financeiro de sua empresa, é importante se ater às formas facilitadoras de pagamento que está oferecendo.
Deste modo, é possível recorrer ao uso de:
- Boleto;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Crediário;
- Financiamento.
Após definir quais serão, busque por ferramentas que o auxiliem na cobrança dos débitos de seus clientes.
Um dos principais motivos da inadimplência das empresas é causado pelo esquecimento da cobrança. A fim de evitar que isso ocorra, conte com ferramentas que possuem a opção de aviso proativo.
5.Contrate um BPO Financeiro
Por último, considere contratar um BPO financeiro, para que o controle financeiro de sua empresa possa ser realizado de maneira eficiente.
Esta é uma alternativa que apresenta uma série de vantagens e se engana quem imagina que este tipo de serviço serve apenas para empresas de grande porte.
A ideia é que ao contratar o BPO Financeiro, as atividades desempenhadas pelo departamento financeiro passem a ser realizadas por um profissional, aumentando assim a produtividade de uma empresa e trabalhando boas práticas no mercado.
Portanto, a área financeira é uma área crítica e delicada de qualquer empresa e, por isso, é preciso estar atento aos passos essenciais do controle financeiro.
Ao longo deste conteúdo, compartilhamos algumas medidas que podem facilitar a gestão de sua empresa, a fim de que ela possa se desenvolver de maneira saudável e lucrativa.
Agende uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como nossa empresa pode ajudar a sua a se desenvolver de forma saudável e estruturada no mercado.
Dispomos de uma equipe treinada, que efetua diariamente todos os registros necessários de suas operações administrativas e financeiras. Assim, conseguimos lhe auxiliar em suas tomadas de decisões em tempo real.
Gerenciamos diariamente o financeiro dos nossos clientes, desde o acompanhamento das contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros. Tudo isso de forma prática e eficiente.
Para aprender mais, acesse o nosso blog e confira também: Incentivos fiscais: como consegui-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa