Você compreende o conceito de escalabilidade e como ele influencia na gestão da sua empresa?
Hoje, sabemos que tirar os sonhos do papel e empreender não é uma atividade simples. Deste modo, ao começar um novo negócio é preciso atenção, dedicação e também bastante planejamento.
Isso porque, antes mesmo de dar o primeiro passo, o empreendedor precisará tomar decisões importantes, que podem influenciar diretamente em seu crescimento de sua empresa no mercado.
Desse modo, quando falamos sobre o crescimento de um modelo de negócios, não poderíamos descartar a importância do conceito de escalabilidade, bem como os seus benefícios.
Portanto, pensando nisso, vamos lhe ensinar o que é e como ter um negócio escalável. Confira conosco!
O que é escalabilidade?
Compreendemos que o crescimento saudável de uma empresa é o sonho de todo empresário. Deste modo, todo o processo de expansão precisa ser feita de forma estruturada, evitando assim problemas futuro.
Sendo assim, o conceito de escalabilidade representa exatamente isso. Isso porque, ela permite que uma empresa faça uma escalada mais saudável, sem sofrer consequências negativas.
Dessa forma, este é o caminho mais assertivo para o sucesso de uma empresa escalável. Em suma, para que possamos discutir melhor este assunto, vamos prosseguir destacando os aspectos mais importantes deste conceito:
- Escalabilidade horizontal (out);
- Vertical (up).
Escalabilidade horizontal (out)
Neste primeiro modelo, o principal objetivo de uma empresa é se tornar referência em seu segmento.
Desse modo, imagine que possua uma empresa de publicidade, na qual atende apenas escolas como seu cliente. Assim, deseja abranger a sua carteira de clientes, atendendo assim diversos mercados e se tornando assim líder em marketing.
Escalabilidade vertical (up)
A escalabilidade vertical ocorre quando uma empresa deseja crescer, no entanto, somente dentro de um segmento.
Assim, imagine que possua uma empresa de sandálias, na qual deseja aumentar o seu número de vendas, trabalhando uma maior variedade de mercadorias e abrangendo maiores demandas de mercado.
Aproveite para aprender mais lendo: Empreender em momento de Crise: Conheça 5 negócios promissores
O que uma empresa precisa para ser escalável?
Para que uma empresa possa ser escalável, existem alguns critérios básicos que precisam ser seguidos.
Isso porque ações específicas e repetidas contribuirão na expansão de uma empresa no mercado.
Acompanhe a seguir as principais características que uma empresa precisa ter para se tornar escalável:
- Custo- não pode aumentar de forma proporcional à receita;
- Empresas escaláveis precisam ter um baixo Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
- Para se tornar escalável será preciso possui uma operação repetível e ampliável;
- Possuir objetivos claros e tangíveis.
Confira mais: Ponto de Equilíbrio: Como definir qual o faturamento mínimo da minha empresa
5 Dicas para se tornar uma empresa escalável
O processo de escalabilidade pode ser alcançado de diferentes maneiras. Isto é, por meio de ferramentas e ações estratégicas, atrelada a uma gestão eficiente.
Dessa forma, para tornar o seu negócio mais escalável, é necessário seguir algumas dicas. Acompanhe nossa lista a seguir e siga nossos passos:
- Defina seus objetivos;
- Planeje-se estrategicamente;
- Use a nuvem a seu favor;
- Terceirize para qualificar;
- Melhoria é um ato contínuo.
Diante disso, é preciso seguir os passos acima de forma orientada, a fim de conseguir escalar, a sua empresa de forma efetiva.
Deseja expandir o seu negócio? Adote nossas dicas em prática e promova em sua empresa um crescimento saudável e estruturado. O mercado tem sofrido constantes mudanças, com isso, é preciso estar preparado para saber como se transformar.
Tendo isso em mente, conte sempre como o serviço de assessoria contábil especializado em seu mercado.
Aqui na Rhodes Gestão Financeira, nós terceirizamos todos os processos para garantir ao empreendedor maior comodidade e assertividade nos negócios. Nossa maior missão é facilitar a gestão financeira das empresas, com agilidade, excelência e confiança nas informações, com foco no crescimento e tomada de decisões.
Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para aprender mais, acesse nosso blog e confira também: Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas